Equipes voluntárias foram convidadas para visitar a Bacia do Rio Amazonas e coletar imagens no nível do solo dos rios, da floresta e das comunidades na Reserva do Rio Negro. Dia 21 de março de 2012, no Dia Mundial da Árvore, essas imagens foram disponibilizadas pelo recurso Street View no Google Maps.
Este projeto foi viabilizado por meio da parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), uma organização sem fins lucrativos de conservação local, que fez o convite para conhecermos a área. Usamos o triciclo do Street View, que também foi colocado em um barco para coletar as vistas para o rio, e um tripé de câmera com lente olho-de-peixe, normalmente usada para capturar imagens do interior de estabelecimentos, para capturar a paisagem natural e a comunidade local.
Acabamos coletando imagens do Rio Negro, de uma trilha da Floresta Amazônica e de cinco comunidades ribeirinhas. Reserve um tempo para explorar todas as imagens na galeria abaixo.
Junto com a FAS, estamos empolgados em ajudar a todos, de pesquisadores e cientistas a exploradores virtuais do mundo inteiro, para que aprendam mais sobre o Rio Amazonas e entendam melhor como as comunidades locais estão trabalhando para preservar este ambiente único para as gerações futuras.
Nota da Fundação Amazonas Sustentável: a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro é uma unidade de conservação criada pelo Governo do Estado do Amazonas em 2008 para proteger o meio ambiente e a vida das comunidades que habitam esta área. A administração da reserva é de responsabilidade do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS/AM). A entrada de pessoas não residentes na reserva é controlada pelo Governo do Amazonas. Para mais informações, acesse o site do CEUC.
Leia mais