Mantenha-se alerta quanto a práticas abusivas e esquemas

Tenha cuidado com visitas ou contactos de pessoas que se apresentem como funcionários da Google para dar vários tipos de apoio técnico e fazer atualizações de imagens ou dados de qualquer natureza. Realçamos que estas empresas não têm autorização para falar em nome da Google e têm de se apresentar como adjudicatários independentes.

Aconselhamos vivamente que, sempre que receba uma abordagem em nome da Google diretamente, ignore esse contacto, seja por que motivo for, como os mencionados nos casos abaixo:

  • Oferecer serviços/formação em nome da Google para medir métricas, meios de comunicação digitais, relatórios sobre tendências digitais/novas plataformas digitais e novas tendências empresariais; conselhos sobre meios de comunicação, etc.;
  • Fazer promessas que são incompatíveis com o funcionamento normal dos serviços Google, como garantir o posicionamento proeminente em qualquer Pesquisa, no Google Street View ou no Google Maps;
  • Pressionar a parte contratante com chamadas telefónicas de marketing constantes ou ameaças de remoção do conteúdo das plataformas da Google.

É importante ter a noção de que a Google não contrata fotógrafos ou agências. Estes profissionais fazem parte de entidades independentes, e todas as negociações são realizadas sem a interferência ou a participação da Google.

A segurança do utilizador é uma grande preocupação para nós. Por esse motivo, restringimos a utilização das marcas e plataformas da Google. Nenhuma entidade está autorizada a:

  • Usar a marca Google, como o ícone, o emblema e/ou o logótipo do Street View nos veículos da empresa;
  • Usar as marcas Google, o Google Maps e o Street View ou qualquer outra Marca comercial da Google, ou semelhante, num nome de domínio;
  • Usar as marcas Google, o Google Maps e o Street View ou qualquer outra Marca comercial da Google, ou semelhante, no vestuário (uniformes, etc.);
  • Usar as marcas Google, Google Maps e Street View ou qualquer outra Marca comercial da Google, ou semelhante, no respetivo Perfil de empresa no Google;
  • Usar Marcas comerciais da Google de uma forma que sugira que a Google recomenda um produto ou um serviço específico.